Essências Florais:
AGRIMONY = > FUCSIA
Fuchsia: tortura interna com um falso riso, ansiedade, obesidade, insônia.
ASPEN=> PASSIFLORA
Passiflora: sonambulismo; enurese noturna; bruxismo; pesadelo; medos vagos.
BEECH => MIRABILIS
Mirabilis: críticos; intolerantes; mau humor; cinismo; separatividade; racismo
CENTAURY => RUTA
Ruta: fraqueza de vontade; subserviência; falta franqueza; cansaço por servir.
CERATO => EMILIA
Emilia: dúvidas; falta de autoconfiança; indecisos nas coisas mais banais.
CHERRY PLUM => PSIDIUM
Psidium: pensamentos irracionais; descontrole; autodestruição; idéias suicidas.
CHESTNUT BUD => SALVIA
Salvia: dificuldades de aprendizado; tendência a repetir erros na vida.
CHICORY => CHICORIUM
Chicorium: possessivas, ciumentas, dominadoras, magoáveis, carência afetiva
CLEMATIS => ROSMARINUS
Rosmarinus: desatentos, sonhadores, distraídos e “lunáticos”; presença no real
CRAB APPLE =. MALUS
Malus: antibiótico floral; pensamentos e sentimentos impuros, complexos.
ELM => BASILICUM
Basilicum: confusão e desordens mentais; incapacidade e inadequação.
GENTIAN => SONCHUS
Sonchus: depressões exógenas; pessimistas; desanimados; negativistas.
GORSE => ALELUIA
Aleluia: falta de esperança na recuperação; emergências desesperadoras.
HEATHER => HELIANTHUS
Helianthus: introversão ou extroversão extremas, loquacidade; auto-obcecação.
HOLLY => CAMELLI
Camelli: amor divino, vingativos, ciumentos, possessivos, agressivos, ódio.
HONEYSUCKLE => MADRESSILVA
Madressilva: apegados ao passado; saudosismo; sentimentalismo exacerbado.
HORNBEAM => FORNICULUM
Foeniculum: cansaço mental; dificuldades de “digerir” fatos novos.
IMPATIENS => IMPATIENS
Impatiens: impaciente, irritado, tenso, nervoso, inquieto e agitado; insônia.
LARCH => LAVANDULA
Lavandula: imaturidade psíquica-biológica; inferioridade; falta de autoconfiança
MIMULUS => MIMOSA
Mimosa: medo de coisas concretas; hipocondria; gagueira; timidez.
MUSTARD => SINAPSIS
Sinapsis: depressões endógenas; tendências suicidas; melancolia; tristeza.
OAK => AGAVE
Agave: corajosos e fortes, mas se sentem exauridos, escondem o cansaço.
OLIVE => SEMPERVIVUM
Sempervivum: esgotamento físico-psíquico; prostração; exaustão total; tônico.
PINE => PINUS
Pinus: sentimento de culpa; remorsos; arrependimentos; tristeza; autopunição.
RED CHESTNUT => TRIMERA
Trimera: medo de infortúnios com os entes queridos; apreensão.
RESCUE => BUQUÊ DE 5 FLORES
Buquê de 5 flores: emergências psíquicas e físicas; situações graves.
ROCK ROSE => BIPINATUS
Bipinatus: pânico, medo, terror, desespero, pesadelos, distúrbios noturnos.
ROCK WATER => PHYLLANTHUS
Phyllanthus: sistemáticos; perfeccionistas; metódicos; cristalização mental
SCLERANTHUS =. FICUS
Ficus: indecisão, irritabilidade, distúrbios menstruais; clareza mental.
STAR OF BETHLEHEM => ORNITHOGALUM
Origanum: perdidos na vida: achar o próprio destino; sem motivação; tédio.
SWEET CHESTNUT => HELIOTROPIUM
Heliotropium: escuridão da alma; angústia extrema; depressões; melancolia
VERVAIN => VERVANO
Vervano: justiça com as próprias mãos; nervosismo; raiva; agressividade.
VINE => THUNBERGIA
Thumbergia: dominador, autoritário, inflexível; agressor; tirania; crueldade.
WALNUT => MILLEFOLIUM
Millefolium: supersensibilidade; adaptabilidade; aceitação; proteção.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
ELETROACUPUNTURA
ELETROACUPUNTURA ou ELETROPUNTURA
A eletroacupuntura é mais uma das terapias que tem como base a Acupuntura e é utilizada através do uso de aparelhos elétricos que, conectados às agulhas, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura.
A corrente elétrica que passa pelo corpo através da agulha, produz estímulos elétricos, que substituem as manipulações manuais.
A eletroacupuntura potencializa os efeitos da acupuntura feita com as agulhas. Possui uma ação analgésica mais rápida, em torno de 10 a 20 minutos.
Utiliza na maioria das vezes menor números de agulhas para produzir analgesia.
Indicações
Embora a eletroacupuntura tenha as mesmas indicações que a Acupuntura, apresenta excelentes resultados nas síndromes dolorosas miofasciais, traumatismos das partes moles, neuralgias, distúrbios neurovegetativos, algumas afecções oncológicas, no tratamento da nevralgia e paralisia dos nervos. Na prática clínica, é muito utilizada no tratamento da ciática, nevralgia de trigêmeos, paralisia facial, cefaleia, dor de dente, LER – Lesões por Esforço Repetitivo.
Contra Indicações
Embora não tenha contra indicações, não deve ser aplicada em crianças pelo desconforto de precisarem ficar quietas durante o processo de aplicação com recursos elétricos.
AURICULOTERAPIA
A Auriculoterapia é um método terapêutico que utiliza a orelha para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral.
A auriculoterapia, também designada de auriculopuntura ou terapia auricular, é praticada desde há milénios pelos chineses, sendo inclusivamente uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mas também por outras culturas antigas, em particular pelos egípcios.
Baseia-se no princípio de que os pontos auriculares estão relacionados com as várias partes do corpo. A sua estimulação vai atuar nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento.
Por sua vez, a orelha é composta por tecido cartilaginoso onde circulam numerosos nervos importantes, os quais atuam como condutores, recebendo e emitindo informação sensorial importante.
Durante a larga história deste método terapêutico foram sendo associadas características terapêuticas às distintas regiões do pavilhão auricular, mas foi recentemente, na década de 50, que o médico francês Paul Nogier, reorganizando e catalogando os pontos, codificou a mapa de terapia auricular, no qual a orelha representa um feto de cabeça para baixo.
Existem mais de 130 pontos na orelha, os quais têm efeitos terapêuticos comprovados pelas experiências clínica Na atualidade, a Auriculoterapia tem alcançado uma grande popularidade na China, mas também no mundo ocidental.
Segundo a MTC, esta terapia tem provado uma grande eficácia no tratamento de diversas enfermidades, assim como também tem sido usada com sucesso como forma de acupuntura de anestesia.
Muitos acupuntores da atualidade especializam-se nesta técnica e preferem-na como método terapêutico principal, funcionando lindamente como técnica isolada. Por outro lado, uma grande maioria dos terapeutas de MTC usam a auriculoterapia em conjunto com a acupuntura comum e/ou outras técnicas associadas, reforçando lhes os resultados.
As formas de estimular os pontos auriculares são similares aos utilizados na acupuntura tradicional, sendo a mais utilizada a aplicação de agulhas nesses pontos, após diagnóstico e escolha prévia recorrendo, designadamente, aos princípios da MTC e da medicina convencional moderna.
As agulhas são mantidas nos pontos auriculares, em função da necessidade do tratamento, variando normalmente entre 15 a 30 minutos nos casos agudos e uma hora ou mais em patologias crónicas. Em alguns casos utilizam-se inclusivamente agulhas muito pequenas, de mola ou pressão, ou mesmo esferas ou sementes, que se aplicam nos pontos auriculares e se fixam com um pequeno adesivo na orelha, mantendo-se nesses pontos durante alguns dias, reforçando o efeito da sessão de tratamento.
É também usado, de forma comum, o estímulo dos pontos através de massagem auricular com as mãos ou aplicação de pressão nos pontos com objetos apropriados ou mesmo com uma esferográfica.antiga e moderna.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
REIKI
O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.
Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho), nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui. Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física. Ocorre depois da sintonização ou iniciação, feita por um mestre habilitado. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. Vem do macrocosmo para o microcosmo. Todos nós temos acesso à energia Reiki. Utilizá-la é nosso direito inato. Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade para o iniciado crescer e transformar-se. É uma energia de paz e libertação com a qual o Criador abençoa o planeta.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
RENASCIMENTO
Renascimento ou rebirthing é um método de respiração consciente capaz de promover um profundo auto-conhecimento e desenvolvimento através de uma integração corporal, energética, emocional e mental.
O Renascimento, pelo próprio nome que foi adotado, é muitas vezes associado ao ato do nascimento. Entretanto, o que ocorre realmente é que o ato de respirar conscientemente através da técnica promove a ativação psico-física, trabalhando assim desde os bloqueios mais primitivos, como por exemplo, a primeira experiência do ato de respirar (nascimento físico). Certamente, para a maioria de nós não foi nada agradável sair de um ambiente acolhedor e quente como o útero da mãe e vir para um lugar geralmente frio, onde a primeira respiração implica em continuar vivendo de forma diferente gostando dela ou não.
Renascimento é darmos um novo significado para nossa vida nos mais diversos aspectos, inclusive no momento em que viemos ao mundo.
HIPNOTERAPIA
A nossa mente inconsciente é a fonte de muitos dos nossos problemas e auto-imagem. As nossas crenças, hábitos e comportamentos são armazenados como informação no nosso subconsciente, que além disso é um enorme reservatório de forças e conhecimentos não reconhecidos. E a hipnose é uma técnica natural e eficaz para aceder ao subconsciente, permitindo fazê-lo de uma forma fácil para libertar velhos padrões, pensamentos, comportamentos, atitudes e crenças, curando e reprogramando para o sucesso e bem estar.
Hipnoterapia ou hipnose clínica é o uso da hipnose na terapia, o que significa que os tratamentos não são feitos pela hipnose, mas sim em hipnose.
É uma terapia segura e natural que utiliza a hipnose, sugestões positivas e estratégias de mudança e conta com muitas técnicas e abordagens diferentes como a dissociação, a hipno-dessensibilização sistemática, regressão terapêutica, terapia sugestiva ou a terapia das partes.
Aquilo que é feito na hipnoterapia é induzir e aprofundar um estado natural em que entramos tantas vezes ao dia - um estado leve de auto-hipnose - e ajudar a usá-lo de forma construtiva. Todos podem experimentar a hipnose desde que essa seja a sua vontade. Uma vez que "toda a hipnose é auto-hipnose", será apenas guiado a usar a capacidade natural que já possui.
ACUPUNTURA
A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - pontoada[1]) é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.
A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.
Atribui-se o nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" e "Jiu", juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção), como visto.
A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu moxa ou seja "longo tempo de aplicação do fogo".
A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por: agulhas, dedos (acupressão) caracterizando distintas variantes da técnica de massagem chinesa (tui na, do-in); stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente); ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja, longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser, ainda em estudos.
Assinar:
Postagens (Atom)