quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sobre Edward Bach


Edward Bach nasceu em Moseley, nos arredores de Birmingham, Inglaterra em 1886. Foi uma criança intuitiva, delicada e independente, com grande amor pela natureza. Terminou a escola aos 16 anos e passou 3 anos trabalhando na fundição de seu pai para poder conseguir fundos para pagar seus estudos na faculdade de medicina. Em 1912 se qualificou no University College Hospital emLondres. Após se recuperar de um colapso em sua saúde, abriu um consultório perto de Harley Street, onde se tornou bastante respeitado pelo seu trabalho. Desde cedo, o Dr. Bach esteve ciente que a personalidade e as atitudes das pessoas, tinham efeitos sobre o estado de saúde. Ele tratava os pacientes como pessoas, mais do que como casos clínicos propriamente. Chegou a conclusão de que, na doença, a personalidade é mais importante que os sintomas e deve ser levada em conta nos tratamentos médicos. Ele se tornava cada vez mais insatisfeito com as limitações da medicina ortodoxa, pois acreditava que o tratamento eficaz deveria atingir a causa da doença e não simplesmente tentar curar sintomas. Assim sendo decidiu estudar imunologia mais a fundo e se tornou um Bacteriologista bastante respeitado.
Em 1917 ficou muito doente e foi desenganado por seus companheiros médicos. Ele estava tão determinado em concluir o seu trabalho, que se recuperou da enfermidade. Isso, mais tarde quando pesquisava os florais, o influenciou de tal maneira que fundamentou seu trabalho na crença de que buscar a real vocação é essencial para a saúde física, mental e espiritual da pessoa. De 1919 a 1922 trabalhou como bacteriologista no London Homeopathic Hospital, onde tomou conhecimento da obra de Samuel Hahnneman, o fundador da homeopatia, e ficou surpreso com o fato de que este havia reconhecido a importância da personalidade na doença 150 antes. Combinando estes princípios com os seus conhecimentos da medicina ortodoxa, ele desenvolveu os " 7 Nosódios de Bach " vacinas orais, mundialmente utilizadas e respeitadas por sua ação curadora. Ele atendia em seu consultório em Harley Street e também tratava gratuitamente os pobres em Nottingham Place. Em seu pouco tempo livre continuava buscando métodos de cura mais simples e mais puros. Apesar de suas vacinas serem amplamente utilizadas (até hoje o são), ele não gostava do fato de que elas eram feitas a partir de bactérias e estava ansioso por substituí-las por um método mais suave, possivelmente baseado em plantas.
No outono de 1928, ele visitou o País de Gales e de lá trouxe duas plantas,
Mimulus e Impatiens. Ele as preparou da mesma forma como havia preparado
as vacinas e as prescreveu segundo a personalidade de sues pacientes, obtendo resultados satisfatórios imediatos. Mais tarde, naquele mesmo ano ele adicionou Clematis. Com estes 3 florais ele estava à beira de desenvolver um sistema de medicina totalmente novo. Na primavera de 1930, com 43 anos, O Dr. Bach fechou seu consultório e seu lucrativo laboratório e foi para o País de Gales em busca de outros florais. Numa manhã, caminhando num campo orvalhado, ele pensou que cada gota de orvalho, atingida pelo sol, adquirisse as propriedades curativas da planta sobre a qual estavam. Isto o inspirou a desenvolver um método de preparação dos florais de Bach, utilizando água pura e sol. "Mais tarde, naquele ano, "escreveu " Cura-te a ti mesmo ", com a mensagem de que a doença física resulta da pessoa estar em conflito com seu propósito espiritual. Este livro foi publicado em 1931 e continua sendo editado e vendido até hoje.
Dr. Bach não cobrava por suas consultas e suas economias estavam diminuindo. Em 1934 se mudou para Mount Vernon, numa pequena casa em Oxfordshire, onde morou e trabalhou até sua morte. Ele continuou tratando seus pacientes em Sotwell e dando continuidade à sua busca por novos florais. Durante esse tempo ele sofreu consideravelmente, mental e fisicamente, antes de encontrar as plantas para aliviar seu sofrimento. Continuou a trabalhar e dar conferências, enquanto treinava assistentes que pudessem levar adiante seu trabalho. Quando desenvolveu os 38 Florais de Bach, juntamente com o Rescue, ele teve a certeza que não eram necessários outros Florais de Bach, já que os 38 descobertos por ele cobriam todos os aspectos da natureza humana e todos os estados mentais negativos que acompanhavam as enfermidades. No final de 1936, ele morreu dormindo, feliz por haver completado sua missão. Ele confiou toda a responsabilidade da continuação de seu trabalho aos seus amigos e companheiros, os quais ele havia treinado. Pediu que sua casa permanecesse sendo a fonte de informação sobre sua obra. Assim, até hoje, levado por sucessão direta, o Bach Centre Mount Vernon está ativamente envolvido no ensino e consultas, e continua preparando as tinturasmães. Os curadores do Bach Centre asseguram assim, que as tradições e princípios de pureza e simplicidade sejam completamente mantidos.